Cachos, Crespos, Cronograma Capilar, Cuidado Capilar, Dicas

Cronograma Capilar

Olá pessoal!

Como é bom ter cabelos lindos, sedosos, hidratados… Mas você não consegue tais resultados da noite para o dia, não é mesmo?! Para isso são precisos cuidados diários!

Por isso, hoje vamos falar de Cronograma Capilar! Let´s go?

O que é Cronograma Capilar?

O cronograma capilar (CC) é uma agenda de cuidados que visa “recuperar” a vivacidade dos  variados tipos de cabelos, considerando as particularidades de cada caso, de maneira completa e eficiente, resultando em cabelos saudáveis!

Segue Cronograma Oficial:

cronograma-capilar

Obs.: Esse cronograma é o formato oficial, mas você pode adaptar conforme sua necessidade e disponibilidade. Por exemplo, meu cronograma capilar é feito em dois dias na semana (quarta e sábado).

O CC é organizado mensalmente, e em cada semana você escolherá alguns dias para cuidar do cabelo. E conforme a necessidade dos fios você vai hidratar, nutrir ou reconstruir. Mas como saber o que o seu cabelo precisa?? Vamos ver agora!

HIDRATAÇÃO

Seu cabelo está ressecado, áspero e sem brilho? Hidratação neles!

O cronograma se dá início com a reposição de água aos fios. Essa substância é a que mais deve ser reposta, pois o cabelo cacheado/crespo têm suas cutículas constantemente abertas, fazendo com que se perca a hidratação naturalmente, mesmo sem a utilização de produtos químicos. Utilize máscaras com propriedades hidratantes, como vitaminas, d-pantenol, açúcares, frutas, etc.

Dica: Hidratação de Banana

NUTRIÇÃO

Seu cabelo está seco, sem definição, sem brilho e muito frisado? Nutrição neles!

A nutrição capilar consiste em devolver nutrientes e lipídeos, responsáveis por lubrificar os fios e evitar a perda de componentes que ajudam na manutenção da oleosidade natural do cabelo. Utilize máscaras que contenham óleos vegetais (óleo de coco, óleo de rícino, óleo de amêndoa, azeite extra virgem, etc.) e manteigas naturais (karité, cacau, etc.)

Dica: Nutrição com óleo de coco

Umectação

É um tratamento feito à base de óleos 100% vegetais, que além de nutrir, recupera os fios danificados com pontas duplas. Você vai passar o óleo natural mecha a mecha  no cabelo sujo, deixe agir mais ou menos (02h) duas horas ou você pode optar por fazer à noite e dormir com a umectação. Utilize óleos como: óleo de argan, óleo de coco extra virgem, azeite de oliva extra virgem (concentração até 0,05%), óleo de abacate, óleo de semente de uva, etc. Depois retire o óleo do cabelo.

Dica: Como tirar a Umectação do cabelo – UCPE

RECONSTRUÇÃO

Seu cabelo está frágil, fino, com pontas duplas, elástico, quebradiço, caindo muito? Reconstrução neles!

Essa etapa vai repor massa e dar estruturação aos fios. Utilize ativos como proteínas, trigo, aminoácidos, cisteína ou colágeno. É importante que ela só seja feita depois de submeter o cabelo a pelo menos uma sessão de hidratação e uma de nutrição, assim os fios absorvem melhor a reposição de proteínas.

Quem tem cabelos saudáveis e não passa por processo químico, deve fazer essa etapa somente uma vez ao mês. E quem tem o cabelo muito danificado e/ou passa por processo químico deve fazer no máximo duas vezes ao mês, isso porque essa etapa é muito potente, e tende a deixar o fio duro.

Dica: Reconstrução Capilar com Clara de Ovo e Queratina

__

É interessante lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos uma ou duas vezes ao mês, para limpar bem o couro cabeludo, para uma melhor absorção dos procedimentos durante o mês. E de três em três meses de CC, é legal dar uma “folga” para os cabelos de uma semana sem hidratações e outros procedimentos.

Espero que tenha ajudado! Bjs  

 

Anúncios

6 thoughts on “Cronograma Capilar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s